Apresentação


 

 

XI CONGRESSO LUSO BRASILEIRO de DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A NOVA ORDEM MUNDIAL

 23 E 24 de fevereiro de 2026

(online)

!! AS SESSÕES SERÃO TRANSMITIDAS VIA YOUTUBE, NOS LINKS INDICADOS NO PROGRAMA !!

 

O Instituto Politécnico de Tomar (PORTUGAL) e a Academia de Direitos Humanos (BRASIL),com a colaboração da Cátedra UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território e da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, dando continuidade a um evento científico/acadêmico/ cultural que realizam todos os anos , vão realizar nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2026 o XII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMACAO que será desenvolvido de forma não presencial/pela internet/on line.

"Sociedade da informação e a regulação da Inteligência Artificial no âmbito do Meio Ambiente Digital" é o tema do nosso XII Congresso.

O propósito é o de reunir juristas e especialistas de outros domínios (designadamente da temática do evento), dos mundos académico e profissional, para um debate que ajude a clarificar conceitos e opções possíveis, em Portugal e no Brasil.

O evento tem como objetivos, além dos já mencionados anteriormente, criar espaços para o diálogo sobre o atual panorama da pesquisa no âmbito dos direitos humanos num contexto em que a tecnologia criou sistemas de construção de conhecimento e de simulação da realidade que desafiam nções fundamentais sobre em que consiste a natureza humana, como ela se relaciona com a tecnologia e como essa relação interfere com processo fundamentais de socialização dos comportamentos e de visa em sociedade, como a confiança. 

Nesta décima segunda edição, o tema selecionado convida a um amplo leque de contribuições. Falar de Nova Ordem Mundial é falar de perceção e de incerteza. Como é que os meiso jurídico e académico podem contribuir neste contexto? Como é que a sociedade da informação e os direitos humanos interagem com os processos que parecem reorganizar o mundo fora dos mecanismos estruturados após a II Guerra Mundial (incluindo a Carta dos Diretos Humanos)? 

O congresso procura contribuir para ampliar a contribuição das Ciências Jurídicas, Humanas e Sociais para a pesquisa em Direito, bem coomo a inter e multidisciplinaridade na pesquisa realizada no âmbito da tutela jurídica do meio ambiente digital/sociedade da informação, em proveito da dignidade da pessoa humana. O Congresso, a ser realizado digitalmente, é um importante e amplo espaço democrático destinado a assegurar a livre e ampla manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação em defesa da dignidade da pessoa humana em nosso Estado Democrático de Direito no âmbito do Direito Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável.